Introdução
Este objetivo fala que, para trilhar um caminho na direção do desenvolvimento urbano e da transformação digital sustentáveis, é preciso que o poder público municipal engaje a sociedade através de uma comunicação ampla, simples e inclusiva. Para tanto, é prioritário promover o letramento digital através da educação digital (especialmente, da comunidade escolar) e do aparelhamento tecnológico das instituições de ensino. Propõe também disseminar e fortalecer o papel da cidade como espaço para a educação urbana através da valorização dos espaços públicos e da identidade, do patrimônio e da história local.
Passo a Passo
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Para isso, é preciso um diagnóstico do letramento digital no município. Avaliar as necessidades de letramento e os locais da cidade onde estas necessidades aparecem. São exemplos cursos de alfabetização, de computação e de tecnologias digitais, equipamentos e acesso à internet, engajamento e motivação da população;
Informações sobre as principais dificuldades das pessoas com deficiências, das crianças e dos idosos para usar a Internet também são importantes para definir ações eficazes de letramento digital. Avaliar os locais onde é importante realizar campanha para despertar o interesse da população pelo uso da internet;
Garantir os temas da computação e das tecnologias digitais nos currículos escolares, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Oferecer cursos de computação e tecnologias digitais para a população, prioritariamente a comunidade escolar. Preparar as escolas e os agentes da educação. Promover a análise crítica das informações;
Disponibilizar equipamentos digitais em espaços públicos para uso livre e aberto à população.
Utilizar recursos digitais na educação formal. Promover o aparelhamento tecnológico das instituições de ensino por meio de laboratórios, equipamentos e ferramentas digitais;
Disseminar práticas e conhecimento para reduzir a vulnerabilidade das pessoas a crimes cibernéticos e a informações falsas;
Fazer campanhas sobre letramento digital nos canais de comunicação da Prefeitura. Divulgar também campanhas sobre desenvolvimento urbano sustentável e sobre o conteúdo da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.
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O município deve se comunicar com sua população sempre através de uma linguagem simples e objetiva, adotando um padrão organizado e unificado, seja em impressos ou por meio do Portal do município (ou outras formas de comunicação digital como as redes sociais por exemplo). Esta linguagem precisa refletir a cultura local, através do uso de gírias em determinadas comunicações, por exemplo. Precisa também ser inclusiva, de forma que reflita um compromisso com a diversidade. Neste sentido, é importante reconhecer e respeitar as questões de gênero e de gerações e também oferecer recursos de comunicação adaptados às pessoas com deficiência;
Garantir acessibilidade nas comunicações online. Utilizar recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e qualquer tipo de necessidade especial, tais como: Libras, Braille, arquivos digitais reconhecidos e acessados por leitores de tela, audiodescrição, Comunicação Alternativa etc.
Dica
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Incentivar práticas comunitárias que fortaleçam a participação social como a dinamização de associações locais e culturais, que são espaços de valorização e pertencimento das comunidades. Isso fomenta a emancipação comunitária e que as pessoas se reconheçam e como parte de sua comunidade e se desenvolvam com base em suas identidades. Neste sentido, desenvolver ações de educomunicação digital de base comunitária e estimular a adoção de plataformas de apoio à práticas comunitárias urbanas sustentáveis.
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Para isso, deve-se incentivar que as pessoas e instituições deem valor aos recursos naturais, às áreas verdes e aos demais espaços públicos. As edificações públicas e o mobiliário urbano também deve ser valorizado. Deve-se informar o público sobre a história e o significado dos lugares. A cidade conta a sua história por meio dos seus lugares e paisagens. Essas ações devem ser associadas ao controle patrimonial e ao uso de ferramentas de mapeamento colaborativo que levantem e registrem aspectos subjetivos relacionados a espaços urbanos.
Explicando
- O inventário do patrimônio ambiental, cultural e urbano do município é um instrumento que busca identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite conhecer e preservar os patrimônios públicos municipais.
- A educomunicação é uma forma de ensino que utiliza mídias para alcançar os objetivos pedagógicos. São utilizados, por exemplo, filmes, músicas e artigos de jornal. Também é estimulado que se utilize câmeras fotográficas, computadores, gravadores de som e outros aparelhos tecnológicos.
Material de Apoio
- Estatuto da Pessoa com Deficiência, Art. 68;
- Portal TraDUS;
- Curso ENAP:Introdução a Libras;
- Ambientes digitais de aprendizagem, como a Escola Virtual do Governo Federal, uma iniciativa da ENAP;
- Programa do MCOM Computadores para Inclusão;
- Cartilha IPHAN: Plano de Ação para Cidades Históricas;
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996);
- Base Nacional Comum Curricular.